Páginas

Tilt Legs

Produto novo por aqui: a GuV disponibiliza para venda as tilt legs

Tilt Legs são "pernas" instaladas no amplificador (combo ou caixa) que permitem que ele fique inclinado, direcionado aos ouvidos do músico no palco, o que ajuda muito na hora de uma apresentação. Se o amplificador é deixado paralelo ao chão e timbrado desta forma (com o músico de pé), essa timbragem torna-se fantasiosa, já que nesta posição não é possível ouvir os agudos que saem do falante. Por conta disso o músico tende a compensar esta falta na equalização, oferecendo ao público (que estará de frente para a guitarra) um som extremamente "abelhudo". 

Esse produto não é novidade: a fender incorporou o tilt leg no Twin Reverb há anos. Como músico, sempre utilizei suportes de ampli para conseguir este resultado, que, embora eficazes, acabam sendo mais uma volume para carregar para shows, enquanto que as tilt legs são incorporadas na própria caixa.

A Guv produz tilt legs em 3 tamanhos para se adaptar a qualquer tipo de amplificadores: de Blues Jr a Bassman, e eles vem acompanhados de ferragens para instalação com as seguintes possibilidades de acabamento: preto fosco, pintura eletrostática ou cromadas.

A instalação é simples, requer apenas dois furos nas laterais do amplificador, serviço que também oferecemos.






Par de Tilt Legs em acabamento preto fosco instalado num Gabinete feito para combo da GuV, observação, na instalação é possivel definir qual a inclinação que mais lhe convem durante o uso, pra quem toca sem microfonação no ampli é legal usar pouca inclinação pra manter a projeção do ampli pra frente, pra quem usa sempre amplificador microfonado, já recomendo uma inclinação maior, para direcionar o falante ao seu ouvido, e ao proprio palco funcionando mais como monitoração.  


Instalação das Tilt Legs

Para instalação é bom ter em mãos, uma furadeira, com broca de 6mm, régua e lápis para marcação dos furos chave Philips grande e uma chave de boca 11mm ou 12mm para fixação das porcas.

Observação importante: as medidas são sugeridas, mas antes de fazer os furos verifique se não há nada na parte interior do amplificador que bolqueie os furos, como tanque de reverb, reforços ou o próprio chassis, caso haja é necessário reposicionar as tilt legs para que elas apenas sejam fixadas em área onde há somente madeira no gabinete do amplificador. O processo é invasivo ao gabinete portanto toda a calma e conferência nas medidas antes de fazer os furos é recomendada.

Gabarito de furação (tilt leg curta): 




Serão necessários 2 furos de cada lado do amplificador, o primeiro onde será fixada a tilt leg, o segundo que servirá de batente.

Acompanha esse kit, as 2 tilt legs, e quatro conjuntos de parafusos, porcas e arruelas e 4 capas de acabamento. Os 2 conjuntos que contem 2 porcas (1 normal e 1 com trava) e 2 arruelas, servirão de batente. E os conjuntos que possuem 3 arruelas e 1 porca com trava em cada fixarão as pernas.



O primeiro passo é fazer o furo 1 (mostrado no gabarito acima)  de um dos lados do amplificador. Antes de furar você deverá remover a(s) tampa(s)  traseiras do amplificador para facilitar o acesso a parte interna. Marque a furação, e certifique-se que não há nenhuma obstrução interna na localização onde será feito o furo.

É conveniente simular a posição da perna antes de fazer o furo para ver se está do agrado, pode-se inclinar  o amplificado apoiado numa parede, e simular o posicionamento da perna para ver se está do agrado. Lembrando que para que a tilt leg funcione corretamente, o amplificador deve estar a uma angulação acima de 30 graus, senão ele não ficará equilibrado após a instalação.

Uma vez que a posição está do agrado faça a furação no gabinete do amplificador, em seguida prenda a tilt leg da seguinte ordem  (parte externa) parafuso - tilt leg – arruela – parede do amplificador (parte interna) arruela – porca com trava.  Observe que a tilt leg é levemente envergada, instale de tal forma que ele fique envergada para fora, ou seja na direção oposta a parede do amplificador.  Aperte a porca até travar sem forçar  depois retorne cerca de ¼ de volta para que a tilt leg tenha movimento.


Copie cuidadosamente as medidas feitas do furo 1 no primeiro lado para o segundo e repita o procedimento para fazer o furo 1 no lado oposto. Instale a segunda tilt leg.

Marque o furo 2 de um dos lados, usando a mesma técnica de apoiar o amplificador na inclinação desejada numa parede, verifique se a posição do furo 2 que servirá de batente está do seu agrado. É possível uma pequena variação para alterar um pouco a inclinação, mas tome cuidado para não deixar a posição de batente das tilt legs muito fechada, ou ela não ficará estável. (baseie-se na inclinação mostrada nas fotos do inicio da pagina)   Também não se esqueça de verificar se a parte interna do gabinete está livre nos será feita a furação.

Uma vez que a posição do furo 2  está definida, faça o furo e instale o segundo conjunto de parafusos da seguinte forma, (lado externo) parafuso – porca simples arruela – parede do gabinete (lado interno) arruela e porca com trava. Essa porca pode ser apertada até travar. Note que a porca simples servirá de batente de apoio para a tilt leg.

Repita o processo copiando cuidadosamente as medidas do furo 2 do lado oposto do ampli. Uma dica nessa etapa é que uma vez o batente instalado de um dos lados, o ampificador já poderá ficar inclinado provisoriamente apoiado na primeira tilt leg, o que ajudará a definir a posição exata da segunda para que fiquem ambas apoiadas e simétricas.  

Finalmente instale as capas pretas de acabamento nas cabeças dos parafusos (para evitar que ela caia durante o transporte pode usar um pingo de cola), e feche o gabinete, sua instalação está concluída. 

0 comentários:

Postar um comentário